Uma história de sucesso

Empreendimentos têm o poder de transformar. Por isso, todo projeto de engenharia começa com um desejo: tornar a vida melhor. Há mais de 60 anos, a Ivo Rizzo investe no desenvolvimento urbano. Através de uma arquitetura diferenciada e da construção de projetos de alto padrão, contribui para o crescimento de regiões, valorizando bairros, conectando pessoas e proporcionando bem-estar. Entender as necessidades de quem vive a cidade é fundamental para garantir a precisão e eficácia de um projeto e desenvolver empreendimentos imobiliários realmente relevantes, que causem impactos positivos no dia a dia. Onde você quer estar? A gente quer estar mais próximo de você. Uma visão muito além do design e da construção civil. Onde a inteligência em desenvolvimento é aplicada para proporcionar grandes experiências, tornando as pessoas prioridade e cada empreendimento, um projeto de vida exclusivo.

Onde você
quer estar?

65

anos de
história

Em 1952, o recém-formado Engenheiro Civil Ivo Alexandre Rizzo, fundava a Construtora Ivo Rizzo e nascia uma longa trajetória alicerçada em muito trabalho, sólidas parcerias e uma busca incessante pela qualidade, processos e gestão de pessoas.

Com um padrão de excelência reconhecido em tudo que faz, a Ivo Rizzo sempre entrega o melhor para cada um dos seus clientes. Já são mais de 800.000 metros quadrados construídos em empreendimentos residenciais e comerciais. Trabalha com o patrimônio de empresas e pessoas e todas suas ações passam segurança e respeito ao investimento alheio.

Uma marca forte, responsável pela construção de grandes obras em várias regiões do nosso estado e agora também fora do Rio Grande do Sul. Uma história que faz parte da história de famílias gaúchas e que deixa marcas no crescimento de muitas cidades.

Ivo Alexandre Rizzo com seus pais Alexandre
Rizzo e Josephina Pascuali Rizzo, em 1932.

1950
Edifício Trocadero
Edifício Roma

1952 – A Construtora foi fundada pelo engenheiro recém-formado na UFRGS, Ivo Alexandre Rizzo, sendo a construção de casas na zona sul de Porto Alegre as primeiras obras da empresa. Nesta década a empresa iniciou sua participação no desenvolvimento da mais bela praia gaúcha, Torres. Foi uma das pioneiras em desenvolver empreendimentos imobiliários na região, onde edificou centenas de casas e apartamentos, além de vários equipamentos urbanos, como agências bancárias, hotéis, supermercados, clubes e diversos outros.

Na capital Gaúcha construiu os edifícios Roma e Trocadero, nas esquinas das Ruas 24 de Outubro e Hilário Ribeiro, que desencadeou diversas construções de alto padrão no bairro Moinhos de Vento. Estes dois grandes projetos, muito arrojados para a época, pelo tamanho de seus cômodos e localização (próximo à linha dos bondes), foram os precursores de diversos empreendimentos que a empresa desenvolveu em um dos mais charmosos e valorizados bairros de Porto Alegre. Neste período também a construtora desenvolveu vários projetos nas proximidades da Avenida Carlos Gomes, um dos principais eixos da capital no qual diversos bairros se desenvolveram, tais como Auxiliadora, Higienópolis, Bela Vista e outros.

Principais realizações do período:
Edifício Trocadero
Edifício Roma
Posto Ipiranga Guaíba
Residencial Av. Carlos Gomes

1960
Sociedade Garagem Mauá
Centro Clínico Padre Chagas

Inaugurado o Edifício Imperador, o primeiro prédio construído pela Ivo Rizzo na Rua Santo Inácio que se tornará cartão postal da empresa em Porto Alegre. Até o fim da década de 90, a rua já possui 7 prédios residenciais realizados pela empresa. Inaugurada no centro da cidade a Garagem Excelsior. Um dos jornais da época referenda o acerto do investimento: “O inatacável crescimento de Porto Alegre, mormente no que diz respeito ao trânsito de veículos, está determinando esta legítima coqueluche, qual seja a dos possuidores de automóvel terem no centro um bom lugar para guardar seus carros”.

Em Torres, a Ivo Rizzo participou da construção dos Molhes no Rio Mampituba e da Sede Esportiva da SAPT (Sociedade dos Amigos da Praia de Torres).

Nesta década a empresa entregou diversos apartamentos de alto padrão em vários bairros da capital Gaúcha.

Principais realizações do período:
Sociedade Garagem Mauá
Edifício Ilha Florida
Centro Clínico Padre Chagas
Edifício Imperador
Garagem Excelsior

1970

1978 – Diante da forte industrialização, a empresa participou da construção do Pólo Petroquímico, com obras de amplas dimensões, como a Copesul Triunfo, com 45 mil m².

Principais realizações do período:
Edifício Aplub Banco do Brasil
Grupo Gerdau
Edifício Jardim Teresópolis
Edifício Ilha Majorca
Edifício Ilha Vitória
Edifício Ilha Alta
Edifício Santa Helena

Edifício Aplub Banco do Brasil
Edifício Santa Helena
1980
Dunas Flat Torres

Inaugurado o Centro Comercial Independência, precursor do conceito de shopping centers em Porto Alegre.

Torres é agraciada com obras que primam pela qualidade e pelo bom gosto. São desse período vários prédios que circundam a Praça João Neves da Fontoura, referência em arquitetura e busca de um novo conceito de veraneio em local mais afastado do Centro. Dentre eles figuram os edifícios Morada do Mar, Morada da Praia, Morada de Torres e Morada da Praça.

Ingressa na Ivo Rizzo, na obra 328 (Edifício Ilha do Prado), na Zona Sul de Porto Alegre, o engenheiro Renato Rizzo, atual sócio-diretor.

Requisitado pela empresa, ao município de Porto Alegre, o tombamento da residência sede da Ivo Rizzo localizada na esquina das Ruas Félix da Cunha e Padre Chagas, bairro Moinhos de Vento. O pedido foi prontamente acatado pelo poder público tendo em vista o grande valor da obra construída em 1925 para o patrimônio histórico da cidade. Atualmente o local funciona como um espaço cultural e abriga a sede da Incorporadora e leva o nome de “Pátio Ivo Rizzo”, em homenagem ao fundador da empresa que sempre morou no bairro Moinhos de Vento.

Principais realizações do período:
Dunas Flat Torres
Edifício Morada da Praia
Edifício Ilha de Capri
Edifício Manhattan
Edifício Morada de Torres
Banco Lar Chase
Edifício Ilha da Prata
Edifício Torre de Prata
Banrisul Agência Parcão

1990

Realizada a primeira obra na zona norte da capital porto-alegrense, no bairro Jardim Lindóia, Edifício Residencial Arachane. Tratou-se de uma obra mista (prédio residencial com lojas em seu andar térreo), cujo objetivo foi atender às necessidades de um bairro emergente.

Ao completar 40 anos de atividade a empresa inaugura o “Projeto Ecológico Ivo Rizzo”, que conta com ações importantes nas comunidades onde atua. Destaque para a cidade de Torres, onde a exposição fotográfica “Reserva Ecológica Ilha dos Lobos”, feita em parceria com o fotógrafo Marcelo Ruschel, alertou para a beleza e importância da reserva como único refúgio de lobos e leões marinhos na costa brasileira. Essa exposição percorreu capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e inúmeras outras cidades com grande repercussão.

Seguindo a inclinação hoteleira, a empresa parte para a construção do primeiro flat da praia de Torres, o Dunas Flat, um verdadeiro marco para a cidade. Prédio de 22 pavimentos composto de 108 apartamentos, um centro de compras no andar térreo e situado à duas quadras do mar. Na serra gaúcha, foi construído o primeiro loteamento de residências unifamiliares planejado no município de Gramado: Condado de Saint Moritz. O empreendimento foi construído em parceria com o Fundo Imobiliário Metrópole, segundo fundo imobiliário aprovado na CVM no RGS.

Edifício Residencial Debret

Principais realizações do período:
Edifício Ilha de San Juan
Edifício Isla Marguerita
Edifício Ilha de Córsica
Edifício Ilhas Britânicas
Edifício Residencial Debret
Edifício Residencial Arachane
Edifício Ilha de Saint Thomas
Edifício Ilha de Saint Croix
Edifício Ilha de Marajó
Edifício Furnas

2000

Entregue mais um hotel, desta vez na serra Gaúcha, Hotel Alpen Haus. Também em Gramado o lançamento de mais um condomínio Residencial, o condomínio O Bosque; primeiro empreendimento privado com uma área RPPN dentro do complexo que abriga uma área superior a 36 hectares. Realizada uma sociedade de propósito específico (SPE) com uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, a Gafisa, de São Paulo, para a incorporação de 7 empreendimentos no RS. A Ivo Rizzo continua entregando à comunidade empreendimentos de alto padrão, sejam eles incorporações comerciais ou residenciais; exemplo do Vasco 720 e o Anita Mall, nos bairros Rio Branco e Auxiliadora respectivamente; e Monte Solaro e La Vigna, nos bairros Bela Vista e Boa Vista.

 Iniciam as obras do Hotel Linx Internacional no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro. A Ivo Rizzo completa 60 anos e se reposiciona no mercado, reforçando sua atuação como Desenvolvedora, Incorporadora e Construtora.

Principais realizações do período:
Corporate Station
Edifício Moinhos Hall
Banco Matone
Hotel Alpen Haus
Edifício II Villagio
Cond. 1009 da Félix
Cond. Castelo de Heidelberg
Condado de Saint Moritz
Edifício Metropolitan

Corporate Station
Banco Matone
Edifício II Villagio
Cond. 1009 da Félix
Condado de Saint Moritz
Edifício Metropolitan
2010
Ibis Chapecó
Hotel Linx Int. Airport Galeão
O Bosque
Edifício Monte Solaro

Entregue o Hotel Linx Internacional no Aeroporto Antônio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, e o Hotel Ibis Chapecó, em Santa Catarina.  A Ivo Rizzo completa 60 anos e se reposiciona no mercado, reforçando sua atuação como Desenvolvedora, Incorporadora e Construtora e partindo para um mercado mais amplo geograficamente. Aberto escritório em São Paulo.

Na cidade de Gramado a empresa entrega 6 residências de altíssimo padrão dentro do condomínio o Bosque.

Principais realizações do período:
Boulevard das Palmeiras
Ibis Chapecó
Hotel Linx Int. Airport Galeão
Vasco 720
Residencial La Vigna
Belle Vue
O Bosque
Edifício Monte Solaro

Compromisso com
as Comunidades

Como a história da Ivo Rizzo faz parte da história de diversas cidades, nada melhor do que desenvolver ações nas comunidades onde atua. Mais que construir e compartilhar felicidade, esse é o jeito Ivo Rizzo de presentear as cidades que tantos presentes já deram a ela.

A Ivo Rizzo tem um papel significativo em ações de apoio a infraestrutura urbana.

Participou da construção de várias praças e igrejas e construiu a sede esportiva da SAPT em Torres. Muito nos orgulha de ter o imóvel, atual sede na capital gaúcha , tombada pelo patrimônio histórico , iniciativa dos sócios da empresa , assim como ter garantido uma Reserva de Preservação Permanente Natural a poucos metros do centro da cidade de Gramado.